Minicursos



Inscrição como participante de minicurso

1) Preenchimento da ficha de inscrição
2) Pagamento da taxa de inscrição (consultar valores e datas no link “Valores”)
3) Envio do comprovante de pagamento para o e-mail simposiolt@gmail.com (assunto: “COMPROVANTE DE PAGAMENTO – MINICURSO”)

Minicurso 1 – Referenciação [MINICURSO COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Ministrantes: Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva (UESPI), Profa. Ms. Janaica Gomes Matos (FAFEPI/ CAPES)

RESUMO:
Neste minicurso, apresentaremos as noções básicas sobre referenciação e os processos referenciais utilizados como estratégias de textualização nos diversos gêneros textuais. Utilizaremos, entre outros autores, os conceitos apresentados em Matos (2005); Cavalcante (2011); Silva (2013); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014). Nosso foco incidirá sobre as diversas formas e funções discursivas desses processos, especialmente o de recategorização. Esse estudo contribui para a conscientização dos leitores sobre a elaboração e reelaboração dos sentidos dos textos.

Minicurso 2 – Análise de textos em ISD
Ministrantes: Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC), Profa. Dra. Camila Peixoto (IFCE)

RESUMO:
O Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) concebe a linguagem como uma atividade articulada a uma referência social e como uma atividade realizada por meio de textos, em forma de um gênero que se constrói com os recursos de uma dada língua natural (BRONCKART, 2012). Nessa perspectiva, o ISD possui três grandes temas: uma conceituação das relações entre a ordem das atividades sociais humanas e a ordem dos fenômenos propriamente de linguagem ou linguístico; uma conceituação da organização dos textos que possui lugar no modelo da arquitetura textual; e uma metodologia de análise dos textos, como afirma o referido autor. Neste minicurso, discutiremos sobre os dois últimos temas. Nosso objetivo é mostrar o posicionamento epistemológico e o quadro teórico do ISD, a partir de análises de textos de gêneros diversos.

Minicurso 3 – Texto e discurso [MINICURSO COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Ministrantes: Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UNILAB), Profa. Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (UFC)

RESUMO:
Propondo tratar da articulação entre gêneros do discurso, ensino e políticas linguísticas com base nos postulados teóricos e metodológicos da Linguística Textual, da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau, este minicurso tem como objetivo geral promover o diálogo entre tais áreas do conhecimento para fazer uma abordagem sociodiscursiva do estudo de gêneros, focalizando os conceitos de intergenericidade, de cena genérica e de cenografia, para o ensino de línguas materna e estrangeira.

Minicurso 4 – Argumentação em gêneros
Ministrantes: Profa. Ms. Edmar Peixoto de Lima (UERN), Prof. José Olavo Garantizado Júnior (Doutorando da UFC/ CAPES)

RESUMO:
O minicurso tem como proposta tratar da articulação entre as diferentes teorias e perspectivas da argumentação no ensino do texto, partindo dos postulados da retórica clássica até os estudos contemporâneos. Tem ainda como objetivo geral promover o diálogo entre as diferentes concepções focalizando a análise dos aspectos argumentativos presentes nos diversos gêneros.

Minicurso 5 – Curta leitura na sala de aula
Ministrantes: Profa. Dra. Ana Célia Clementino Moura (UFC), Profa. Dra. Mônica de Souza Serafim (UFC), Profa. Dra. Suelene Silva Oliveira Nascimento (UECE) 

RESUMO:
Em nosso minicurso, estudaremos o gênero verbo-audiovisual curta-metragem como instrumento para o ensino aprendizagem da leitura. Assumiremos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar esse entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizaremos alguns estudos sobre a multissemiose e articularemos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora.

Minicurso 6 – Argumentação e avaliatividade
Ministrantes: Prof. Dr. Antenor Teixeira de Almeida Júnior (ESTÁCIO-FIC/FGF), Profa. Sâmia Araújo dos Santos (Doutoranda da UECE)

RESUMO:
Partindo do pressuposto de que a argumentação e a avaliação são instâncias intrínsecas à linguagem humana e de que todos os enunciados são argumentativos e avaliativos (cf. DUCROT, 1987; MARTIN e WHITE, 2005), este minicurso tem como objetivo refletir sobre os conceitos da argumentação e da rede sistêmica da avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) em gêneros argumentativos. A partir dessa exploração conceitual, serão discutidas análises em textos argumentativos bem como serão propostas, aos participantes, atividades de análise.

Observações
  • Cada minicurso só abrirá se houver o número mínimo de dez inscritos.
  • Caso o participante tenha se inscrito em um minicurso cujo número de inscritos seja menor que dez, ele será convidado a participar de outro minicurso.
  • O número máximo de participantes, por minicurso, corresponde a vinte inscritos.
  • Só poderão se inscrever em um minicurso os participantes do evento (como ouvinte ou apresentador de trabalho).